Nvidia: Turing RTX Cards até 40 por cento mais rápido que Pascal em alguns títulos



O diretor de marketing técnico da Nvidia, Tom Peterson, juntou-se à HotHardware em seu podcast 2.5 Geeks ontem e revelou detalhes sobre as próximas placas de vídeo da série RTX 20 que a Nvidia até então mantinha em segredo.
Ele falou sobre os Tensor Cores e RT Cores da arquitetura de Turing, ele explicou mais sobre a tecnologia Deep Learning Super Sampling, e talvez o mais importante, ele admitiu que a Nvidia “poderia ter feito um trabalho melhor” destacando o desempenho das novas GPUs. Ele também falou um pouco abertamente sobre que tipo de ganhos de desempenho que poderíamos esperar com as placas GTX 2080.
A Nvidia passou a maior parte de seu evento de imprensa discutindo a tecnologia de rastreamento de raios e os ganhos de desempenho que as placas baseadas em Turing trazem para a mesa para essa tarefa. A empresa não perdeu tempo destacando o quão bem os novos cartões lidariam com os jogos existentes, embora tenha sido seguido alguns dias depois com um gráfico de desempenho que sugere ganhos de desempenho de alta geração para geração.
Durante o Q & A com HotHardware, Peterson disse que Turing é uma "fera" e que "se você está em alta resolução e não tem CPU limitada" você pode esperar ver entre 35% e 45% de ganhos de desempenho em jogos já existentes de um GTX 1080 para um RTX 2080. E quando perguntado sobre o RTX 2080 superando o GTX 1080 Ti, ele disse que acha que haveria casos que aconteceriam, mas não poderia dizer com certeza.

Em Deep Learning Super Sampling

Deep Learning Super Sampling (DLSS) é uma nova tecnologia que a Nvidia introduziu com a arquitetura Turing. A empresa não explicou o funcionamento interno do processo, mas a ideia básica é que o DLSS usa um algoritmo AI para aumentar a resolução da sua saída de vídeo para melhorar a qualidade da imagem. A Nvidia disse que esta tecnologia melhora o desempenho em comparação com outras tecnologias de super amostragem e antialiasing.
A HotHardware perguntou a Petersen o que a DLSS faz e como é entregue aos gamers. Ele não aprofundou os detalhes, mas Petersen explicou que há dois métodos para os desenvolvedores implementarem o DLSS. Eles poderiam criar um algoritmo personalizado que é executado nativamente nos Núcleos tensoriais, ou a Nvidia pode bombear o código do jogo através de um supercomputador Saturn V para permitir que uma rede neural crie o algoritmo para o desenvolvedor. Por essa razão, o DLSS será largamente utilizado pelos estúdios da AAA que mantêm relações com a Nvidia, embora Petersen tenha dito que a empresa está trabalhando em “muitos jogos e nem tudo são títulos AAA”.

No NVLink

A Nvidia Turing é a primeira arquitetura de GPU a adotar a tecnologia de ponte NVLink da empresa, que oferece maior transferência de dados de largura de banda do que a tradicional ponte SLI. Na Siggraph, onde a Nvidia lançou Turing e a linha Quadro RTX, a empresa revelou que o NVLink permite a escalabilidade do buffer de quadros. No SLI tradicional, cada cartão precisa dos mesmos dados em seu pool de memória. Com os cartões Quadro RTX, o NVLink combina a memória de cada placa para criar um único pool de memória maior.
Petersen explicou que esse não seria o caso das placas GeForce RTX. A interface NVLink permitiria tal caso de uso, mas os desenvolvedores precisariam desenvolver seu software em torno dessa função. “Embora seja verdade, este é um link de memória para memória; Eu não penso nisso como dobrando magicamente o buffer de quadros. É mais nuançado do que hoje ”, disse Petersen. “Vai levar tempo para as pessoas entenderem como as pessoas pensam da configuração da mGPU e talvez elas irão procurar novas técnicas. O NVLink está estabelecendo as bases para a futura configuração do mGPU ”.
A implementação atual do NVLink oferece maior largura de banda, o que deve melhorar o desempenho, mas não é uma solução para todos. Qualquer um que tenha usado uma configuração de SLI estaria familiarizado com o temido micro-stutter. Infelizmente, parece que a nova ponte não resolve completamente esse problema. Ainda não, pelo menos.
Petersen disse que o problema da gagueira tem mais a ver com a renderização alternativa de quadros (AFR), que é a técnica de renderização atual para o SLI. A Nvidia está trabalhando em novas tecnologias de mGPU que melhorariam o dimensionamento no futuro, mas a empresa não tem liberdade para discuti-las ainda.

Overclock

A HotHardware também perguntou a Peterson sobre o desempenho do overclocking, ao qual ele disse, “é muito bom!” A Nvidia criou as soluções de energia e refrigeração dos cartões Founder Edition especificamente para overclocking, e Petersen disse que viu 2.1Ghz em vários cartões, o que sugere que pelo menos os cartões FE seriam fortes overclockers.
Petersen também mencionou o Nvidia Scanner e o GPU Boost 4.0, dos quais não sabemos nada ainda.
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